04/04/2009

OS TROPEÇOS DOS EVAGÉLICOS/PROTESTANTES

Os três principais problemas com os cristãos protestantes para entender as Escrituras seriam, a meu ver:

1 - A incompreensão da razão da escolha divina de Israel.

A razão de Deus ter o Seu "povo escolhido" não foi só para conceder-lhe privilégios, mas uma MISSÃO. Neste ponto muitos cristãos vivem em confusão. Não compreendem que Israel devia cumprir o papel de "testemunhas de IHWH" e luz das nações até os confins da Terra (Isa. 43:10, 11; 42:6; 49:6).

Por isso Israel situava-se numa região do mundo ainda hoje tremendamente estratégica, - a encruzilhada de três continentes - Europa, Ásia e África.

O papel de Israel era transmitir aos moradores da Terra o conhecimento do verdadeiro Deus, a Sua lei e o Seu plano de salvação [Ver Salmo 67].

O apelo divino para os estrangeiros se unirem ao concerto com Israel em Isa. 56:2-7 (por sinal, a partir da observância do sábado) ocorre no contexto do ideal divino expresso no vs. 7, "a Minha casa será chamada casa de oração para TODOS os povos".

2 - A incompreensão do teor dos debates de Paulo sobre a lei.

A chave para entender isso é Rom. 9:30-32. Paulo diz que a fé NÃO ANULA a lei, e sim a CONFIRMA (Rom. 3:31), e diz que com a sua mente serve à lei de Deus (Rom. 7:25), a que traz o preceito "não cobiçarás", sendo santa, justa, boa, espiritual (vs. 7, 8, 12, 14, 22), dela recomendando naturalmente aos GENTIOS de Éfeso e Roma os seus 5º., 6º., 7º., 8º., 9º. e 10º. preceitos (Efé. 6:1-3; 4:24-31; Rom. 13:8-10).

Paulo não condenava a lei, e sim o seu "uso ilegítimo" (1 Tim. 1:8) tê-la como fonte de justiça, o que nunca foi foi a sua função. Esse uso errado da lei causou o tropeço da nação.

3 - A incompreensão sobre o teor dos debates de Cristo quanto ao sábado.

Para isso basta perguntar: Qual era o teor de tais debates com os lideres judaicos. SE deviam guardar o sábado, QUANDO guardar o sábado, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?

Sabendo responder a estas perguntas tem-se a solução plena da questão.