28/05/2009

COMO MORREU JESUS?

DE QUE FORMA MORREU JESUS

Foi pregado numa estaca?
Ou foi crucificado?















MADEIRO!
A Sociedade Wachtower chama atenção para a expressão “madeiro” em Actos 5:30 que diz:
A Wachtower cita este versículo para dizer que Jesus foi pendurado num madeiro, não numa Cruz.
A própria TNM, na nota de rodapé diz que a palavra que foi traduzida por madeiro poderia ter sido traduzida por árvore:





Neste Dicionário - Aurélio





A palavra CRUZ, tem dois significados:

1. Peça ou tronco grosso de madeira, madeira, lenho
2 . Cruz



A palavra madeiro aplica-se tanto a uma estaca, a uma cruz ou a uma árvore!

A Sociedade Wachtower mostra como única evidência histórica em termos de representação artística da morte de Jesus, uma gravura feita por Justo Lipsio (1547-1606).
Esta gravura encontra-se na Tradução do Novo Mundo com Referências – página 1518.



A Sociedade Watchtower usa esta gravura como prova de que Jesus foi pregado numa estaca e não crucificado:
















O que a Sociedade Watchtower não diz é que o livro De cruci libri tres, de Justo Lipsio não continha apenas aquela ilustração sobre as execuções romanas. Haviam muitas outras que foram convenientemente não citadas.
Senão vejamos:
HOMEM CRUCIFICADO

Referência:
De cruci libri tres
Página 47
OUTRAS FORMAS DE CRUCIFIXÃO:
































De acordo com a referência histórica "De cruci libri tres" pode concluir-se que Jesus poderia ter sido tanto crucificado, como pregado numa estaca.

3- EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DA CRUCIFIXÃO

(Mateus 27:35-37)
Tendo-o pregado numa estaca, distribuíram a sua roupagem exterior por lançar sortes, e, sentados, vigiavam sobre ele ali. Também puseram por cima de sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: “Este é Jesus, o Rei dos judeus.”

Também puseram por cima da sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: “Este é Jesus, o Rei dos judeus.”



















Por Cima da Cabeça ou das Mãos?


















(João 20:24-25)
Tomé, porém, um dos doze, que era chamado O Gêmeo, não estava com eles quando Jesus veio. Conseqüentemente, os outros discípulos diziam-lhe: “Temos visto o Senhor!” Mas, ele lhes disse: “A menos que eu veja nas suas mãos o sinal dos pregos e ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e ponha a minha mão no seu lado, certamente não acreditarei.”

PREGO OU PREGOS NAS MÃOS?
Mais de 1 prego = pregos

1 prego apenas










Tiago refere-se a sinal dos pregos e não do prego nas mãos de Jesus. Logo, as representações artísticas usadas pela Sociedade estão em desacordo com as escrituras. Mesmo assim a Sociedade diz que está certa.

Nas publicações da Sociedade Torre de Vigia, Jesus é amiúde retratado como pregado na estaca com um único prego atravessando ambas as mãos e outro prego traspassando-lhe os dois pés. Isto é apenas a concepção do artista, mas é bem possível que esta tenha sido a maneira em que Jesus foi pendurado na estaca.

Alguns têm concluído também do texto de João 20:25 que foram usados dois pregos, um para cada mão. Mas, deve-se entender o uso que Tomé fez do plural (pregos) como descrição precisa, indicando que cada uma das mãos de Jesus foi furada com um prego diferente?
As testemunhas oculares, João e Tomé, não poderiam ter feito uma descrição precisa, mas a Sociedade Watchtower, 2000 anos depois pode!

Assim, simplesmente não é possível afirmar hoje com certeza quantos pregos foram usados. Quaisquer ilustrações de Jesus na estaca devem ser entendidas como concepções artísticas que oferecem apenas uma representação baseada nos fatos limitados de que dispomos. Não devemos permitir que a controvérsia sobre tal pormenor insignificante obscureça a verdade todo-importante de que “ficamos reconciliados com Deus por intermédio da morte de seu Filho”. — Romanos 5:10.
Para a Sociedade Watchtower, esta crença, Jesus ter sido morto numa estaca, é a crença número 6, é pois para eles muito importante: