29/06/2009

HISTÓRIA DA RELIGIÃO NO SÉCULO XIX

No começo do século XIX a história regista um aumento realmente impressionante destas igrejas, começando na Irlanda e estendendo-se quase simultaneamente a vários países na Europa. Sem dúvida alguma foi uma obra do Espírito Santo. Em 1827 a.D. alguns cristãos na cidade de Dublin, na Irlanda, começaram a reunir-se para partir o pão e edificar-se mutuamente. Não sabiam que outros, por exemplo perto de Omagh na Irlanda do Norte, e em Georgetown na Guiana Inglesa, já estavam a fazer a mesma coisa. Rapidamente mais e mais comunidades autónomas surgiram em muitos lugares.
No começo daquela igreja em Dublin destacou-se um irmão que teria um impacto muito grande, não só na Irlanda, mas em todo o mundo. Foi J. N. Darby. Até hoje quantos cristãos e quantas igrejas sentem os resultados benéficos dos trabalhos (tradução da Bíblia) incansáveis daquele saudoso servo do Senhor. Ele no inicio compreendeu que as igrejas deveriam manter-se autónomas, ou seja, independentes umas das outras. Com o tempo e aprofundamento bíblico chegou à compreensão que Deus pelo Seu Espírito o guiava para a visão da igreja como “corpo de Cristo”. Jesus a Cabeça deste corpo, e não um homem a sobrepor-se aos outros homens. É verdade que alguns dos seus ensinos, não tinham fundamento bíblico, um dos quais era os santos que já partiram estão com Cristo.

Em 1844 cumpre-se as palavras de Jesus “…sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” 16:18. Satanás aos longo dos séculos tudo fez para apagar a chama do Evangelho Eterno, quase conseguiu, agora surgia uma Igreja tal como a Igreja Primitiva, os mesmos princípios, os mesmos valores, a mesma visão de proclamar o Evangelho, não de forma isolada, desgarrada, mas um corpo coeso, forte dirigido pelo Espírito Santo. Uma voz de alto clamor para encher a Terra.
De facto cumpria-se aqui as palavras do profeta Daniel “Quanto a ti Daniel, guarda isto secreto, e conserva este livro lacrado até ao tempo do final. Muitos daqueles que a ele recorrerem verão aumentar-se o seu conhecimento.” Daniel 12:4.
Depois de uma longa noite escura. Alvoreceu Daniel 8:14 “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário, será purificado” (ver Hab. 2:3; Hebreus 10:35-39).Quando o Dr. J.E.Brown, presidente da Brown University e do International Christian Fellowship, publicou a primeira edição da sua obra acerca das “Seitas”, foi questionado por que não incluíra os Adventistas. Na edição seguinte, deu a seguinte resposta:“Em todas as doutrinas cardeais da Bíblia – a concepção milagrosa, o nascimento virginal, a crucifixão, a ressurreição, a ascensão, a divindade de Cristo, a expiação, a segunda vinda, a personalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia – os Adventistas do Sétimo Dia permanecem firmes como o aço.” J.E.Brown, In the Cult Kingdom, págs. 4,5.
Foi importante a sua descoberta de uma igreja com sentido Universal, chamada para que “Este evangelho do reino seja pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então virá o fim.” Mateus 24:14
Apesar da divisão triste do século XIX, e dos grandes desvios actuais, ainda há no mundo hoje, uma igreja que segue os fiéis princípios deixados por Cristo pelos seus Apóstolos, dela é dito: “A Igreja é o meio que Deus escolheu para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e a sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio que o plano de Deus é que a Sua grandeza e os Seus recursos sejam reflectidos no mundo através da Sua Igreja. É aos membros da Igreja, a quem Ele chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, que compete manifestar a Sua glória. A Igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo e, através dela será, no momento próprio, manifestada, mesmo aos ´principados e potestades do Céu (Efésios 3:10), a última e total demonstração do amor de Deus.” Ellen G. White, Actos dos Apóstolos, p. 9, ed. P. Servir.