01/04/2010

O QUE TEM HAVER O PENTECOSTES COM O PETACOLISMO?

Objectivos: Discernir o verdadeiro do falso Dom de línguas; compreender o Dom de língua bíblico.
Introdução: “Cantaialas, alarraias, raleluias ele cantalaias, glória cantalaia narraias laia lanarraias...
- Essa é a língua estranha ouvida numa igreja pentecostal.
- Hoje o movimento de línguas estranhas tem crescido assustadoramente.
- Esse "Dom" tem sido colocado como evidência de que um cristão recebeu o Espírito Santo.
- O que a Bíblia diz sobre línguas estranhas?
- Existe um Dom que é a base do recebimento do Espírito Santo?
I – Pentecostes Bíblico
A- Actos 2:1-4: “O derramamento pentecostal foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor havia sido feita. O Espírito Santo, assumindo a forma de línguas de fogo, repousou sobre a assembléia. Isto era um emblema do dom então outorgado aos discípulos, o qual os capacitava a falar com fluência línguas com as quais não tinham nunca tomado contato. A aparência de fogo significava o zelo fervente com que os apóstolos trabalhariam, e o poder que assistiria sua obra.” (E, G. White, Atos dos Apóstolos, 22).
- O Pentecostes foi cumprimento da chuva Temporã.
B- Act.2:9-11:
- Era um idioma conhecido
- O Dom era permanente.
- O Dom era de falar.
C- O Dom de línguas de Actos 2 teve como objectivo a pregação do evangelho. Era um idioma conhecido e o Dom era permanente.
- As línguas estranhas hoje são usadas para pregar o evangelho? É um idioma conhecido? É um Dom permanente?
- Conclusão: As línguas estranhas não tem nada haver com o Dom de línguas de Atos 2.
II- O Dom de Línguas Bíblico
A- A- I Cor.12:4, 10 e 30
– O Dom de línguas estranhas hoje é colocado como evidência da conversão e recebimento do Espírito Santo.
- Os dons da Bíblia são diversos, e não há um Dom específico que todos tenham que ter.
- João.1:32: Jesus recebeu o Espírito Santo quando foi baptizado, e não depois que foi baptizado.
- Não existe um segundo momento.
- Quem foi o homem mais cheio do Espírito que já viveu? Jesus nunca falou em línguas estranhas.
- Será que a língua estranha é língua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido?
Dois tipos de Dom de Línguas hoje:
1- Quando a pessoa tem facilidade de aprender um novo idioma: Inglês, Francês, etc.
2- Quando um missionário vai pregar para um povo de língua desconhecida sem nunca ter estudado e Deus de forma sobrenatural concede o Dom, momentâneo ou permanente.
Conclusão: As línguas estranhas de hoje não tem nada haver com o Dom de línguas do Pentecostes, não é um Dom e nem é língua de anjo.
Aplicação: Uma vez, perguntei a uma senhora pentecostal se ela falava em línguas estranhas. Ela respondeu: “Eu ainda tenho pecados, zango-me muito e faço muitas coisas erradas”.
Não nos deixemos enganar.
Os dons são diversos mas o Espírito é o mesmo.
Se o Espírito é o mesmo que concede essas línguas estranhas, porque há a mesma língua nas religiões que consultam os mortos, feitiçarias, adoradores de imagens, etc.
III – Dom de Línguas em I Cor. 14
A- I Cor. 14:10: Paulo fala de idiomas conhecidos nesse capítulo, na verdade, ele nem se refere à línguas estranhas como conhecidas hoje.
- v.2: “mistério”: Este termo hoje é aplicado a algo que não se pode entender. Quando criança eu conheci um mendigo que era chamado Mistério, pois sua identidade e família eram desconhecidos.
Na Bíblia mistério é algo conhecido – ver I Cor. 15:51.
- v.3-6: Se eu estivesse a falar agora em grego, não haveria edificação da igreja, pois ninguém entenderia. Imagine o que era falar na igreja em Grego (mesomo que fosse o Pai Nosso) ou em Latim…
- v.7 e 8: Se um instrumento toca uma melodia desconhecida, é o mesmo que não tocar nada.
- v.9-19- As línguas estranhas são compreensivas?
- v.22-23: - O Dom de Línguas verdadeiro é um sinal para os incrédulos, assim como em Actos 2, ou seja, é usado para evangelizar.
- As línguas estranhas são exactamente ao contrário, são usadas como sinal para os crentes.
- v.27-28: O Dom era usado na igreja para evangelizar, e de forma organizada, não eram todos a falar ao mesmo tempo.
- v.33 e 37: Paulo realça a ordem no culto, e não a confusão e a gritaria.
IV – O Que é Então Línguas Estranhas?
Não ocorre só entre cristãos. Já foi manifestada entre: Pagãos adoradores de Amon; feiticeiros; Mulçumanos; Esquimós; Quacres; Shakers; religiões afro-brasileiras místicas; etc.
Explições: Fenómeno: 1) Físico/Psicológico 2) Artificial 3)Satãnico 4) Divino
Conclusão:
- Qual é a evidência do Espírito Santo? Gal. 5:22 - 23
- Como actua o Espírito Santo – I Reis 19:12

Existe hoje o verdadeiro Dom de línguas.
Antes da volta de Cristo Ele novamente vai repetir o Pentecostes, o Espírito Santo será derramado e muitos falarão novas línguas para a pregação do Evangelho.

Blá, blá, blá! (Resumo)
I – Pentecostes Bíblico
A- Actos 2:1-4: “O derramamento pentecostal foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor havia sido feita. O Espírito Santo, assumindo a forma de línguas de fogo, repousou sobre a assembléia. Isto era um emblema do dom então outorgado aos discípulos, o qual os capacitava a falar com fluência línguas com as quais não tinham nunca tomado contato. A aparência de fogo significava o zelo fervente com que os apóstolos trabalhariam, e o poder que assistiria sua obra.” (E, G. White, Atos dos Apóstolos, 22).O Pentecostes foi o cumprimento da chuva Temporã.
B- At.2:9-11: Era um idioma conhecido. O Dom era permanente. O Dom era de falar, e não ouvir.
C- O Dom de línguas de Atos 2 teve como objetivo a pregação do evangelho. Era um idioma conhecido e o Dom era permanente. As línguas estranhas hoje são usadas para pregar o evangelho? É um idioma conhecido? É um Dom permanente? Conclusão: As línguas estranhas não tem nada haver com o Dom de línguas de Atos 2.
II- O Dom de Línguas Bíblico
B- B- I Cor.12:4, 10 e 30. O Dom de línguas estranhas hoje é colocado como evidência da conversão e recebimento do Espírito Santo. Os dons da Bíblia são diversos, e não há um Dom específico que todos tenham que ter. Jo.1:32: Jesus recebeu o Espírito santo quando foi batizado, e não depois que foi batizado. Não existe um segundo momento. Quem foi o homem mais cheio do Espírito que já viveu? Jesus nunca falou em línguas estranhas.
Será que língua estranha é língua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido?
Dois tipos hoje de Dom de Línguas:
1- Quando a pessoa tem facilidade de aprender um novo idioma: Inglês, Francês, etc.
2- Quando um missionário vai pregar para um povo de língua desconhecida sem nunca ter estudado e Deus de forma sobrenatural concede o Dom, momentâneo ou permanente.
Conclusão: As línguas estranhas de hoje não tem nada haver com o Dom de línguas do pentecostes, não é um Dom e nem é língua de anjo. Os dons são diversos mas o Espírito é o mesmo. Se o Espírito é o mesmo que concede essas línguas estranhas, porque há a mesma língua nas religiões que consultam os mortos, feitiçarias, adoradores de imagens, etc.
III – Dom de Línguas em I Cor. 14
A- I Cor. 14:10: Paulo fala de idiomas conhecidos nesse capítulo, na verdade, ele nem se refere à línguas estranhas como conhecidas hoje. v.2: “mistério”: Este termo hoje é aplicado a algo que não se pode entender. Quando criança eu conheci um mendigo que era chamado Mistério, pois sua identidade e família eram desconhecidos. Na Bíblia mistério é algo conhecido – ver I Cor. 15:51.
- v.3-6: Se eu estivesse falando agora em grego, não haveria edificação da igreja, pois ninguém entenderia.
- v.7 e 8: Se um instrumento toca uma melodia desconhecida, é o mesmo que não tocar nada.
- v.9-19- As línguas estranhas são compreensivas?
- v.22-23: - O Dom de Línguas verdadeiro é um sinal para os incrédulos, assim como em Atos 2, ou seja, é usado para evangelizar. As línguas estranhas são exatamente ao contrário, são usadas como sinal para os crentes. v.27-28: O Dom era usado na igreja para evangelizar, e de forma organizada, não todo mundo ao mesmo tempo.
- v.33 e 37: Paulo enfatiza a ordem no culto, e não a confusão e gritaria.
IV – O Que é Então Línguas Estranhas?
Não ocorre só entre cristãos. Já foi manifestada entre: Pagãos adoradores de Amon; feiticeiros; Mulçumanos; Esquimós; Quacres; Shakers; religiões afro-brasileiras místicas; etc.
Explições: Fenômeno: 1) Físico/Psicológico 2) Artificial 3)Satânico 4) Divino
Obs. E Marcos 16:17: É só pedir para alguém que você conhece que fala línguas estranhas pegar numa serpente ou beber um veneno.
Conclusão:
- Qual é a evidência do Espírito Santo? Gal. 5:22 - 23
- Como actua o Espírito Santo – I Reis 19:12
Existe hoje o verdadeiro Dom de línguas.
Antes da volta de Cristo Ele novamente vai repetir o Pentecostes, o Espírito Santo será derramado e muitos falarão novas línguas para a pregação do evangelho.
Se você quiser saber se você tem o Espírito Santo saiba que não há um Dom específico que evidencie isso, mas Deus deixou os frutos do espírito, esses todo o verdadeiro cristão deve ter.
Lembre-se, o amor é o maior deles.